quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Como fazer uma luminária com menos de R$20

Pra começar, como de costume, os materiais todos reunidos e já se aquecendo para entrarem em campo:







Fita Crepe | Durepox (ou similar) | tesoura | 1 garrafa PET cortada | fita adesiva | 1 bocal de lâmpada 14 | 1 lâmpada de luz fria 14 | a tinta em spray que você tiver em casa | estilete | 1 extensão | 30 colheres de plástico | alicate de descascar fio (desejável, mas não obrigatório) | alicate comum | cola quente.





Vamos começar preparando o fio para receber a lâmpada. Calma, não desista nesse momento! Parece complicado, mas é tranquilo. Depois que você conseguir passar por essa etapa, você vai se sentir a pessoa mais poderosa do mundo, vai por mim rs. Para essa etapa, vamos precisar de 1 fio paralelo, 1 tomada, 1 alicate e 1 bocal de lâmpada. Para quem não sabe, o fio paralelo é esse que são 2 coladinhos 1 no outro. Como eu queria o fio colorido (e fio colorido paralelo é tão difícil de achar), resolvi comprar essa extensão linda amarelinha que estava à venda no Leroy e cortar a parte da tomada fêmea, essa dos buraquinhos. Assim, além de poupar o tempo de ter que instalar a tomada, ainda consegui um kit todo coloridinho. Essa extensão custou R$9,90.




Entendendo o bocal. Não é um bicho de sete cabeças. O bocal possui uma parte de rosca que se divide em 2 partes. Essa parte dos parafusos deve ficar aberta para que o fio entre nos buraquinhos. Basta soltá-los com uma chave Philips.




Com o alicate, cortei a parte fêmea da extensão.






Separei uma parte dos 2 fios paralelos e usei o alicate de descascar fio para... isso mesmo, descascá-los. Você pode fazer essa etapa com alicate ou estilete. Mas vai por mim, ter a ferramenta certa é meio caminho andado!




As duas partes devem ficar assim, com aproximadamente 3 cm de fios aparentes.






Depois, basta torcer os fios, dobrá-los ao meio e encaixá-los nos buraquinhos do bocal. Para que eles não fujam, use a chave Philips para apertar os parafusos.








Atenção pessoal, não quero minha orelha quente não, hein! Prestem atenção: dentro do bocal, onde a lâmpada entra, existem 2 "linguetinhas" de metal. Uma deve estar abaixada, para encostar na base da lâmpada e 1 deve estar levantada, para encostar na sua lateral. Não cometa a burrice de levantar as 2 linguetinhas e dar um curto circuito na tomada como eu fiz, hein. É simples e a maioria dos bocais já vêm com um levantado e outro abaixado. Então, só se certifique antes de que ele está dessa forma antes de colocar a lâmpada e ligar na tomada. Ah, e verifique também a voltagem da lâmpada para que ela tenha a mesma voltagem da tomada em questão. Fios e bocais não têm voltagem, somente a lâmpada, ok? Pronto, agora você vai rosquear a lâmpada, ligar o fio na tomada e ela vai acender. E você vai fazer dancinha da vitória com certeza na sala se achando uma eletricista.






Agora que você tá confiante e com motivação, vamos partir para a cúpula. Eu usei uma garrafa de água mineral. Mas você pode usar qualquer garrafa PET, é só escolher o formato que mais te agradar. Com um estilete, corte a garrafa na altura desejada, imaginando que ela será a cúpula da sua luminária.







Com a ajuda de um alicate, corte as colheres de plástico na base, deixando somente uma pequena parte (aprox. 1/2cm) sobrando para que essa seja a área de colagem. Não quebre as colheres com a mão pois, além do risco de se machucar, o alicate deixa os cortes mais regulares.



Use uma outra garrafa ou até a própria lata de tinta em spray para apoiar a garrafa que vai servir de cúpula. Com a cola quente, comece pela parte inferior e vá colando as colheres, uma ao lado da outra. Para um melhor acabamento, sobreponha as colheres sempre na mesma direção. Ou seja: escolha uma direção para sobrepor as colheres e mantenha dessa forma até o fim.  



Depois de cada fileira pronta, dê uma volta com a fita adesiva transparente para reforçar a colagem e evitar que elas saiam do lugar e acabem forçando a cola quente.





Agora e só encaixar o bocal da lâmpada (ainda sem ela) e fazer o acabamento com o durepox. Faça uma cobrinha com a massa, a transforme numa tira e envolva todo o bocal. Com a ajuda das mãos úmidas com água, molde a massa até ficar do seu agrado.








E pronto! Agora é só esperar secar e pendurar sua luminária no seu cantinho preferido.!








Algumas dúvidas que vocês podem ter:


>> não, a lâmpada não derrete o plástico nem as colheres, fiz o teste, tenho na minha casa e dá certo.
>> se você ficar inseguro, use uma lâmpada fria e com baixa potência. Aqui em casa eu uso uma lâmpada normal, amarela de 8W e dá certo. Já deixei 24 acesa para fazer o teste e está tudo ok.



Fonte: CASA DE COLORIR - Thalita.
http://www.casadecolorir.com.br/2012/10/como-fazer-uma-luminaria-com-menos-de.html




Amor,F.





Nenhum comentário:

Postar um comentário